AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DE DISPERSÃO NOS PROGRAMAS E LIVROS DIDÁ- TICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL E NA FRANÇA: ANÁLISE DOS EFEITOS DOS PROGRAMAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
Resumen
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado sobre as medidas de tendência central e de dispersão nos programas e nos livros didáticos de Matemática do ensino médio do Brasil e da França. Procuramos comparar os programas com os livros didáticos de Matemática observando os efeitos na forma como os livros são organizados. Observamos quais medidas de tendência central e de dispersão são apresentadas nos programas do Brasil e da França, além de outros elementos dos programas que serviram de base para analisar os livros didáticos. Os resultados indicaram os efeitos dos programas nas diferenças observadas entre as coleções analisadas. Quando comparamos as coleções francesas observamos uma menor dispersão, enquanto que nas coleções brasileiras, diferenças de uma coleção para outra são maiores. Isso também tem efeitos na forma das medidas de tendência central e de dispersão serem apresentadas. Essas têm uma melhor organização nos manuais escolares franceses.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









