OS SABERES DOCENTES NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO COM BASIL BERNSTEIN

Autores/as

  • Thais Philipsen Grutzmann Universidade Federal de Pelotas

Resumen

A estruturação pedagógica da Educação a Distância vem sendo analisada sobre diferentes enfoques. Este recorte da Tese da autora buscou refletir sobre a recontextualização dos saberes docentes dos tutores virtuais, sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem dentro dos cursos na modalidade à distância. Como referenciais teóricos foram escolhidos Tardif e Borges, em relação aos saberes docentes; Mill, que estuda sobre a polidocência na EaD e, Bernstein, sociólogo que desenvolveu uma teoria sobre a estruturação do discurso pedagógico. Os resultados obtidos foram que a recontextualização dos saberes docentes acontece pela reestruturação dos conteúdos; pelo comunicação realizada; pela forma diferenciada com que os materiais precisam ser apresentados e através do contato contínuo entre tutor e estudante. O retorno ao aluno – feedback − acontece de forma predominantemente escrita e é individualizado. A recontextualização também se configura na afetividade e na interação que acontece de forma virtual e mais particularizada, mediada pelas tecnologias

Biografía del autor/a

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Matemática e Linguagem. Licenciada em Matemática.

Departamento de Educação Matemática - Área de Ensino de Matemática

Publicado

2018-09-28

Cómo citar

Grutzmann, T. P. (2018). OS SABERES DOCENTES NA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO COM BASIL BERNSTEIN. VIDYA, 38(1), 129–148. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2077

Número

Sección

Artigos