DESIGN DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Fabiane Fischer Figueiredo Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Docente da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald PPGECIM-ULBRA

Resumen

Neste artigo, apresentam-se os principais resultados obtidos com uma proposta de formação, em que dois licenciandos em Matemática realizaram o design de um problema matemático com o uso de recursos tecnológicos. Esse problema foi proposto em uma prática pedagógica e resolvido por alunos de um 3º ano do Ensino Médio. Tal proposta de formação ocorreu em um curso de extensão, onde os licenciandos tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, tomar decisões, escolher as tecnologias digitais que seriam utilizadas no design do problema, utilizar a metodologia de ensinar através da resolução de problemas abertos e contextualizados, planejar e realizar a prática pedagógica. As atividades realizadas pelos licenciandos contribuíram para que discutissem, investigassem e refletissem sobre as suas experiências como designers de problemas e professores de Matemática, o que lhes permitiu produzir conhecimentos, no refere aos aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e da abordagem de temas de relevância social.

Biografía del autor/a

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, PPGECIM-ULBRA

Docente do PPGECIM

Publicado

2017-09-08

Cómo citar

Figueiredo, F. F., & Groenwald, C. L. O. (2017). DESIGN DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. VIDYA, 37(1), 143–160. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1920

Número

Sección

Artigos