PROFICIÊNCIA DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM HABILIDADES DA PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • João Alberto Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Clara Machado da Silva Inep

Resumen

A partir da ideia de que os diferentes conteúdos matemáticos não são distribuídos uniformemente nas atividades de ensino dos anos iniciais, dedicamo-nos a comparar aquilo que parece ser privilegiado nas salas de aula em relação às habilidades presentes na escala de proficiência da Prova Brasil de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. A investigação sustenta-se na pesquisa documental e apoiou-se nos documentos produzidos pelo Inep. Conclui-se que as habilidades iniciais de Números e Operações não são discriminadas pelo teste dada a ênfase no ensino de cálculos simples e algoritmos. Além disso, as habilidades mais acessíveis para estudantes de baixo desempenho nos demais blocos de conteúdos são aquelas ligadas aos Números e Operações. Os dados nos permitem identificar que um ensino pouco diversificado repercute no desempenho dos estudantes na avaliação externa. É possível sugerir que contextos de sala de aula com um leque mais amplo de habilidades pode fomentar um crescimento no pensamento matemático dos estudantes.

Biografía del autor/a

João Alberto Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

João Alberto da Silva é pedagogo e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Publicou 13 artigos em periódicos especializados. Temi 5 livros editados e 4 capítulos em obra coletiva.Tem trabalhos de tradução de artigos do francês para português. Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, vinculado ao Instituto de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG) e coordena projeto referente ao Observatório Nacional da Educação, financiado pela CAPES e INEP.

Clara Machado da Silva, Inep

Técnica do Inep, Mestre em Educação pela UnB

Publicado

2017-09-08

Cómo citar

Silva, J. A., & da Silva, C. M. (2017). PROFICIÊNCIA DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM HABILIDADES DA PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA. VIDYA, 37(1), 1–18. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1874

Número

Sección

Artigos