A EDUCAÇÃO ESTATÍTICA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores/as

  • Rodrigo Medeiros dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Dario Fiorentini Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumen

O objetivo deste artigo foi descrever e discutir historicamente o processo de constituição da pesquisa em Educação Estatística em programas brasileiros de pós-graduação, estabelecendo conexões explicativas dessa produção com a afluência dos acontecimentos no contexto histórico e político no qual ela foi engendrada. A pesquisa, caracterizada metodologicamente como exploratória e histórico-bibliográfica, baseou-se no catálogo de teses e dissertações produzidas em programas brasileiros de pós-graduação no campo da Educação Estatística até o ano de 2012. Os principais resultados evidenciam que o movimento da pesquisa na área não se deu inicialmente de forma articulada e organizada, manifestando-se em produções esparsas apenas em alguns estados brasileiros. Alguns fatores contribuíram sobremaneira para o incremento na produção nos últimos 20 anos, notadamente: a intensificação da política de expansão universitária e a publicação dos PCN nos anos de 1990; a criação da área 46 na Capes e do GT-12 na SBEM; dentre outros.

Biografía del autor/a

Rodrigo Medeiros dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professor do Programa de Ciências Exatas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor da Faculdade de Educação da Unicamp

Publicado

2016-12-06

Cómo citar

dos Santos, R. M., & Fiorentini, D. (2016). A EDUCAÇÃO ESTATÍTICA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. VIDYA, 36(2), 203–217. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1795