O POTENCIAL SEMIÓTICO DO GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA ILUSTRATIVA
Abstract
Este artigo discute o papel dos registros dinâmicos de representação semiótica no processo de aprendizagem da geometria, quanto ao entendimento do significado e da necessidade de uma demonstração, bem como quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzi-las. A teoria dos registros de representação semiótica (DUVAL, 2006) é usada para o entendimento do potencial dos registros dinâmicos disponibilizados no software GeoGebra. Exemplos de tratamentos no registro figura dinâmica ilustram formas de pensar diferentes daquelas nas quais se usa o desenho feito no papel. Uma experiência com futuros professores de matemática, cursando uma primeira disciplina de geometria no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, ilustra a discussão teórica do artigo.Downloads
Published
2015-12-04
How to Cite
Gravina, M. A. (2015). O POTENCIAL SEMIÓTICO DO GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA ILUSTRATIVA. VIDYA, 35(2), 18. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/605
Issue
Section
Artigos