O POTENCIAL SEMIÓTICO DO GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA ILUSTRATIVA
Abstract
Este artigo discute o papel dos registros dinâmicos de representação semiótica no processo de aprendizagem da geometria, quanto ao entendimento do significado e da necessidade de uma demonstração, bem como quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzi-las. A teoria dos registros de representação semiótica (DUVAL, 2006) é usada para o entendimento do potencial dos registros dinâmicos disponibilizados no software GeoGebra. Exemplos de tratamentos no registro figura dinâmica ilustram formas de pensar diferentes daquelas nas quais se usa o desenho feito no papel. Uma experiência com futuros professores de matemática, cursando uma primeira disciplina de geometria no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, ilustra a discussão teórica do artigo.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









