CONHECIMENTOS DOCENTES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Abstract
Quais conhecimentos devem ser construídos pelos futuros professores? Nesse artigo, considerando as categorias de conhecimentos docentes de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos, já debatidas por diferentes autores, acrescentamos a categoria conhecimentos didáticos, com o objetivo de analisar os conhecimentos que podem ser desenvolvidos nas disciplinas de Geometria de um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, procurando identificar nos materiais didáticos de tais disciplinas, quais elementos podem dar condições para que os alunos relacionem diferentes tipos de conhecimentos. A partir da análise, pudemos inferir que, há elementos que permitem relacionar conhecimentos de conteúdo a conhecimentos pedagógicos, conhecimentos de conteúdo a conhecimentos didáticos e tecnológicos, e conhecimentos de conteúdo a conhecimentos tecnológicos, pois a maioria das disciplinas de Geometria utilizam ou o software Geogebra ou o Cabri 3D, para mostrar a possibilidade de representações dinâmicas para construções mais complexas e para levantamento de conjecturas e resolução de problemas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









