ESTRATÉGIAS DE CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO GRANDEZAS E MEDIDAS
Abstract
Neste artigo aborda-se o campo da alfabetização matemática que se refere a Grandezas e Medidas. O objetivo é compreender os procedimentos e as estratégias que as crianças utilizam ao lidar com questões ligadas a esse bloco de conteúdos. O estudo teve como base metodológica a investigação-ação escolar. Constata-se que as crianças que participaram da pesquisa adotaram diferentes critérios para determinar quem possui maior idade, inclusive altura; apresentaram pouca dificuldade na contagem de notas de dinheiro; obtiveram melhor desempenho com a trena em relação ao uso da régua na medição de barbantes; não consideraram meses e dias na contagem do tempo no calendário e atribuíram grande importância à disposição espacial das notas para a contagem de dinheiro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









