DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO SÉCULO XXI: APROXIMAÇÕES ENTRE EDGAR MORIN E HANS JONAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4811Keywords:
science, citizenship, responsibility, ethics, complexityAbstract
O artigo analisa a convergência entre as epistemologias de Morin e Jonas, e apresenta reflexões e proposições educacionais referentes as ciências, tecnologia e vida. As mudanças hodiernas podem rapidamente tornar o conhecimento e as tecnologias obsoletos, gerar incertezas diante do que está por vir e exigir tomadas de decisões e ações éticas. A educação se constitui como recurso para enfrentar as incertezas, no qual o estudante precisa ser estimulado a compreender a complexidade do mundo e reconhecer-se como integrante da natureza, para não colocar em risco a vida no planeta. Nesse sentido, o texto apresenta aspectos sobre a epistemologia de Morin e sobre a epistemologia de Jonas, bem como as convergências entre elas que contribuem para o enfrentamento dos desafios da educação contemporânea. Enfim, sustenta-se uma concepção de educação que rompa com a óptica estritamente antropocêntrica e desenvolva uma visão bio-cosmocêntrica.
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