DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO SÉCULO XXI: APROXIMAÇÕES ENTRE EDGAR MORIN E HANS JONAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4811

Keywords:

science, citizenship, responsibility, ethics, complexity

Abstract

O artigo analisa a convergência entre as epistemologias de Morin e Jonas, e apresenta reflexões e proposições educacionais referentes as ciências, tecnologia e vida. As mudanças hodiernas podem rapidamente tornar o conhecimento e as tecnologias obsoletos, gerar incertezas diante do que está por vir e exigir tomadas de decisões e ações éticas. A educação se constitui como recurso para enfrentar as incertezas, no qual o estudante precisa ser estimulado a compreender a complexidade do mundo e reconhecer-se como integrante da natureza, para não colocar em risco a vida no planeta. Nesse sentido, o texto apresenta aspectos sobre a epistemologia de Morin e sobre a epistemologia de Jonas, bem como as convergências entre elas que contribuem para o enfrentamento dos desafios da educação contemporânea. Enfim, sustenta-se uma concepção de educação que rompa com a óptica estritamente antropocêntrica e desenvolva uma visão bio-cosmocêntrica.

Author Biographies

Raquel Tusi Tamiosso, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Franciscana - UFN.

Aline Grohe Schirmer Pigatto, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Ciências: Botânica. Universidade Franciscana - UFN.

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação. Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Published

2024-12-03

How to Cite

Tamiosso, R. T., Grohe Schirmer Pigatto, A., & Alves, M. A. (2024). DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO SÉCULO XXI: APROXIMAÇÕES ENTRE EDGAR MORIN E HANS JONAS. VIDYA, 44(2), 1–18. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4811