POESIA E ENSINO UNIVERSITÁRIO

Authors

  • Maria da Glória Bordini

Abstract

O texto lírico, seja clássico ou moderno, põe exigências ao leitor; as mesmas que na sua arquitetura o tornam uma obra esteticamente válida. Há que perceber as simetrias e assimetrias de sua com-posição para verificar o quanto seu sentido é aberto à interferência do ato de leitura. A estruturação de um poema ou de uma obra poética é uma tarefa complexa, que extrai da língua o máximo de potencialidades tanto no plano da expressão quanto no do conteúdo, entregando-as ao leitor para que efetue um percurso de reestruturação tão enriquecedor quanto o percorrido pelo poeta. Nessa trajetória de leitor; o estudante de Letras não pode ficar limitado ao exame perfunctório de fortunas críticas ou à reconstrução en passant de contextos históricos, como sói acontecer. A crítica e a história literárias são o fundo diante do qual ele efetuará sua experiência do poema, mas esta será sempre pessoal, momentânea e insubstituível.

Author Biography

Maria da Glória Bordini

Published

2015-05-28

How to Cite

Bordini, M. da G. (2015). POESIA E ENSINO UNIVERSITÁRIO. VIDYA, 21(37), 12. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/465

Issue

Section

Artigos