EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: A MATEMÁTICA CONTRIBUINDO COM QUESTÕES RELACIONADAS A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DONA FRANCISCA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4571Keywords:
Educação Ambiental, Macrotendências Político-Pedagógicas, APA Serra Dona Francisca, Cenários para InvestigaçãoAbstract
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como proposta investigar as concepções por parte dos estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Joinville, em relação às Macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental segundo Layrargues e Lima (2014). Com o intuito de enfatizar a importância em desenvolver a Educação Ambiental por meio da Educação Matemática Crítica, com os cenários para investigação, ancorada nas ideias de Skovsmose (2000, 2008, 2014), a partir da análise das questões socioambientais com o tema Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca. Para isso utilizou-se a abordagem qualitativa; os resultados foram ancorados a partir da Análise de Conteúdo segundo Gomes (2016) e apontaram que os estudantes pesquisados apresentam, predominantemente, uma concepção conservadora da Educação Ambiental. Além disso, os estudantes não identificam ligação entre o tema Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca, Educação Ambiental e Matemática.