AVENTURA FORMATIVA ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DAS APRENDIZAGENS PLANEJADAS ÀQUELAS QUE SURPREENDEM
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4420Abstract
O objetivo deste artigo é identificar e explicar de que maneira oportunidades de aprendizagem profissional, idealizadas por uma formadora de professores em um processo formativo referente ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais, foram percebidas como aprendizagens profissionais pelas participantes. O estudo enquadra-se em uma abordagem qualitativa, dentro de uma epistemologia construcionista, e na perspectiva teórica interpretativa, com dados recolhidos por meio de documentos e entrevista. Destacam-se dentre os resultados as seguintes oportunidades de aprendizagem profissional ofertadas pela formadora e identificadas pelas participantes: (i) mobilização de conhecimentos matemáticos e didáticos acerca do desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais e (ii) apropriação do conceito de equivalência do sinal de igual. Em contrapartida, em relação às aprendizagens profissionais relatadas, e que não haviam sido planejadas a priori pela formadora, perceberam-se: (iii) a garantia de espaços de comunicação matemática envolvendo os alunos e (iv) a incorporação de alguns elementos da Abordagem de Ensino Exploratório nas práticas letivas das professoras.