COMPREENSÃO MATEMÁTICA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4303Abstract
Este artigo apresenta a análise de um projeto de escrita nas aulas de Matemática, envolvendo estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio. Eles foram convidados a escrever histórias com enredos lúdicos cujos personagens principais eram os Poliedros de Platão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de procedimento do tipo intervenção que busca valorizar o processo investigativo e contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo por objetivo aprofundar conceitos, preencher lacunas e motivar os estudantes. Verificamos que escrever nas aulas de Matemática oportuniza a reflexão sobre os conceitos estudados e a verificação de dúvidas em relação ao conhecimento explorado. Além disso, a socialização e reescrita possibilitam a análise dos saberes equivocados e o aprofundamento teórico. Como produto temos as histórias escritas pelos estudantes, que foram apresentadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os momentos vivenciados no projeto, transcenderam o aprendizado matemático, desenvolvendo também motivação para estudar Matemática.