ELEMENTOS, DE EUCLIDES, E O ALTAR DO FALCÃO COMO FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4248

Abstract

Este artigo analisa possíveis contribuições de duas tarefas matemáticas desenvolvidas com 35 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ibirité (MG). Tais tarefas se inspiraram na História da Matemática, mais especificamente em algumas proposições do “Livro I” da obra Elementos e na construção de altares indianos, para explorar noções de geometria plana. A produção de dados envolveu observações, diário de campo da pesquisadora, gravações de alguns momentos das aulas e registros produzidos pelos alunos ao longo dos encontros. Os resultados sugerem que as tarefas realizadas se mostraram um caminho interessante para a exploração de noções de geometria e favoreceram um maior engajamento por parte dos alunos. Além disso, observaram-se indícios de novas percepções acerca da Matemática e da construção do conhecimento matemático, um começo de compreensão das noções estudadas como conhecimentos vinculados às práticas sociais variadas, de distintas culturas.

Author Biographies

Thaís Maria Barbosa Goulart, Universidade Federal de Ouro Preto Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Graduada em Matemática (Licenciatura) em 2014 pela UEMG, especialista em ensino da Matemática: fundamental 2 e médio em 2016 pela PUC Minas e mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente trabalha como professora de Matemática do Ensino Fundamental II no Colégio Construir. Tem interesse em pesquisas sobre: "História da Matemática", "Desenhos Geométricos" e "Tecnologias na Educação Matemática". 

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Educação Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestre (1998) e Doutora (2003) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ambos na área de concentração: Educação Matemática. Atua no Ensino Superior desde 2003, em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Além das atividades relacionadas à docência no Ensino Superior, foi tutora do PETMAT (Grupo PET do curso de Matemática da UFOP) por seis anos. Coordenou o Curso de Matemática da UFOP entre 2005 e 2007. Coordenou o GT7 (Formação de professores que lecionam Matemática) da SBEM 2013 a 2015. É docente permanente do Mestrado em Educação da UFOP. É membro dos Grupos: HIFEM (História e Filosofia da Educação Matemática da UNICAMP), NIEPEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFOP e Práticas Escolares e Formação de Professores que Ensinam Matemática (UFMG e UFOP). É parecerista de revistas nacionais e internacionais. Tem experiência em orientações de Mestrado, Especialização, Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática; História da Matemática e da Educação Matemática, e Prática pedagógica de Matemática.

Jorge Luís Costa, Universidade Federal de Ouro Preto Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto

Possui Graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Passos (2001), Graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia de Passos (1997) e Mestrado em Educação (Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas) pela Universidade São Francisco de Itatiba (2008). Foi professor titular da Faculdade de Serviço Social de Passos, professor titular da Faculdade de Educação Física de Passos, professor substituto da Faculdade de Nutrição de Passos e professor titular da Faculdade de Filosofia de Passos. É professor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP). Áreas de interesse: Educação e Tecnologias, Educação Matemática e Tecnologias, Tarefas Investigativas na Matemática e Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Informática Educativa, Informática Aplicada à Matemática, Geometria Dinâmica e Educação Matemática.

Published

2022-12-07

How to Cite

Goulart, T. M. B., Ferreira, A. C., & Costa, J. L. (2022). ELEMENTOS, DE EUCLIDES, E O ALTAR DO FALCÃO COMO FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 42(2), 199–216. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4248

Issue

Section

Artigos