O ENSINO DE CÁLCULO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE LIMITE
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4242Abstract
A disciplina Cálculo Diferencial e Integral é componente curricular obrigatório em diversos cursos universitários ofertados no Brasil. Historicamente, essa disciplina tem apresentado elevados índices de reprovação. Considerando essa situação, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de analisar as concepções de estudantes dessa disciplina acerca do conceito de Limite a fim de identificar possíveis obstáculos para a sua aprendizagem. A pesquisa foi concebida sob os princípios da Engenharia Didática e, decorrente dessa opção metodológica, o artigo apresenta resultados de algumas etapas de sua realização, especialmente um breve histórico do Cálculo e do seu ensino no Brasil. Apresenta ainda análises das informações produzidas pelos estudantes acerca do conceito de Limites, que identificou problemas que decorrem do ensino dessa disciplina. A pesquisa nos levou a concluir que são necessárias mudanças metodológicas no ensino de Cálculo, a exemplo do uso de metodologias ativas.