INTEGRANDO MATEMÁTICA E QUÍMICA EM UMA ATIVIDADE SOBRE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO DE SOLUÇÕES COM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4229Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar uma proposta pedagógica sobre aquecimento e resfriamento de soluções, aproximando o conteúdo de função exponencial das ideias introdutórias de termoquímica, desenvolvida com estudantes do primeiro ano do Curso Técnico de Química Integrado ao Ensino Médio. Nosso referencial teórico perpassa a ideia de interdisciplinaridade defendida em pesquisas acadêmicas e nas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica. Também consideramos possiblidades da modelagem matemática no ensino e dialogamos com as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular. A coleta de dados aconteceu a partir do roteiro de atividades e de registros fotográficos. Ao final, verificamos que a atividade aproximou as disciplinas de Matemática e Química numa perspectiva interdisciplinar e, além disso, tangenciou o mundo do trabalho do Técnico em Química. Com isso, concluímos que a experiência favoreceu a formação integral dos estudantes envolvidos.