ENSINO E APRENDIZAGEM DE CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL:UM MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL
Abstract
Neste artigo relatamos uma pesquisa cujo propósito é apresentar um mapeamento das dissertações e teses produzidas no Brasil que abordam o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Trat-se de uma pesquisa do tipo "estado do conhecimento" cuja coleta de dados foi realizada nos repositórios digitais de instituições de Educação Superior, públicas ou privadas, e cujos programas de pós-graduação contemplam mestrado e/ou doutorado em Educação Matemática ou Ensino de Matemática. Foram selecionadas 28 dissertaçoes e teses que abordam o tema de nosso interesse , ou seja , o ensino de Cálculo, mais especificamente, o ensino de derivadas. A partir da leitura de seus resumos e, em alguns casos, do trabalho na integra, foram criadas categorias e subcategorias nas quais agrupamos os trabalhos, a partir da identificação de características semelhantes emergentes dos dados. As categorias e subcategorias nos revelaram os tipos de pesquisas, em que nivel de ensino vem sendo realizadas, bem como os conteídos específicos abordados. O mapeamneto nos permitiu, ainda, verificar que os altos índices de reprovação nos cursos iniciais de Cálculo constituem a principal moivaçao para realização dos trabalhos analisados.
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