PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETOS INTEGRADORES, ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4196Resumen
Pelo fato de o Livro Didático (LD) ser um dos recursos mais usados no processo de ensino, o mesmo constitui-se um importante aliado para trabalhar a Educação Ambiental (EA). Por essa razão, esta pesquisa, de caráter qualitativo do tipo documental, tem por objetivo analisar como a temática da EA se faz presente nos LD de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio, sendo que os dados passaram pela análise de conteúdo de Bardin (1997), possibilitando a organização de quatro categorias que integram as questões ambientais, a saber: “Resíduos sólidos e consumo”, “Fontes energéticas e Aquecimento global”, “Água, saneamento básico, alimentação e saúde” e “Sociedade sustentável”. Portanto, a presença da EA nos LD com atividades de leitura, pesquisa, trabalhos em grupo e reflexão favorece a sensibilização dos cidadãos, instigando mais responsabilização pelas questões ambientais e pela qualidade de vida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









