ÁGUA NÃO É UMA LADRA: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA
Abstract
Com este texto, buscamos elucidar alguns aspectos referentes à temática água no contexto educacional. Trata-se de um ensaio no qual utilizamos como fio condutor a ideia de que a 'água não é uma ladra', porque devolve tudo o que tenha armazenado. A contextualização do tema é bastante ampla, porém pertinente ao escopo do trabalho. A dimensão pedagógica foi desenvolvida por meio de relação analógica entre especificidades da água e aspectos educacionais fundamentados no pensamento montessoriano, na teoria humanista e em conhecimentos gerais da psicologia da educação. A partir da reflexão pessoal, algumas ideias sobre a dimensão humana e a sacralidade da água são apresentadas como decorrência do tema em estudo. O caráter reflexivo e provisório do texto permite questionamentos a respeito do descuido que a humanidade teve com a água, bem precioso à vida e à sobrevivência do planeta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









