FRACASSO ESCOLAR: DELINEANDO ASPECTOS SOCIOCULTURAIS

Authors

  • Michèlle Domit Gugik

Abstract

Aspectos referentes ao fracasso escolar são amplamente debatidos por cientistas educacionais e por profissionais da educação, e envolvem considerações a respeito de problemas locais tanto quanto situações desencadeadas historicamente, no cenário nacional. Desta forma, as reflexões e debates promovidos por instituições de ensino catarinenses refletem as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, bem como a análise de denúncias registradas pelos órgãos competentes. Assim, o enfrentamento do fracasso estabelece que as ações das políticas públicas devem ser embasadas em um trabalho em rede, no qual a escola se posicione perante a  comunidade e redefina o seu papel em relação ao aluno que a freqüenta – como produto e produtora da relação coletividade-subjetividade atual.

Published

2005-04-23

How to Cite

Gugik, M. D. (2005). FRACASSO ESCOLAR: DELINEANDO ASPECTOS SOCIOCULTURAIS. VIDYA, 25(2), 16. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/397

Issue

Section

Artigos