A GEOGRAFIA E O MÉTODO DIALÉTICO

Authors

  • Elsbeth Leia Spode Becker

Abstract

A iniciação científica representa um desafio para a maioria dos acadêmicos dos cursos de licenciatura. Nestes cursos a pesquisa era pouco exigida, prevalecendo os relatórios de estágio e/ou trabalhos direcionados para a produção didática. Diante da inserção, na grade curricular obrigatória, de disciplinas que remetem ao desenvolvimento de projetos coletivos de pesquisa e extensão e, diante da exigência, de um trabalho final de graduação como requisito parcial para obtenção do título de licenciado, a iniciação científica despertou maior interesse acadêmico.  Nos cursos de licenciatura em Geografia esta realidade é similar: o processo educativo, além da excelência no ensino,  passou a ser orientado, também,  por referenciais de pesquisa e extensão. Assim, em meio as diferentes escolas geográficas, o acadêmico deparou-se  com os métodos e as técnicas de pesquisa e, muitas vezes, o entendimento tornou-se complexo para aqueles que estão em fase de iniciação.  O método dialético e, conseqüentemente, o confronto entre os diferentes aspectos do problema visto em sua totalidade passou a ter um destacado papel na investigação científica em Geografia, nem sempre bem compreendido entre aqueles que se iniciam neste método de pesquisa. Neste texto, procura-se resgatar alguns elementos e informações que possam ajudar, sem maior aprofundamento, o entendimento e aplicação do método dialético no pensamento geográfico. Referir-se ao método dialético, principalmente, na Geografia é sempre uma questão árdua, mas indispensável ao avanço do ensino, da pesquisa e da extensão. Portanto, é um texto fundamentado na revisão bibliográfica e dirigido, especialmente, aos acadêmicos não-iniciados em pesquisa, mas comprometidos com a construção do saber, a geração de idéias e as novas possibilidades no ensino.

Published

2005-04-23

How to Cite

Becker, E. L. S. (2005). A GEOGRAFIA E O MÉTODO DIALÉTICO. VIDYA, 25(2), 8. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/394

Issue

Section

Artigos