APRENDIZAGEM CONCEITUAL E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: ANÁLISE DO POTENCIAL FORMATIVO DO ENSINO PROPOSTO EM UM LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3879Abstract
De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a aprendizagem de conceitos científicos é promotora do desenvolvimento psíquico dos estudantes. Todavia, nem sempre se observa o impacto positivo dessa aprendizagem no desenvolvimento do pensamento de pessoas escolarizadas, o que gera a necessidade de refletir sobre como esses conceitos são ensinados. Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que buscou analisar , de modo qualitativo, o potencial formativo presente na forma de organização do ensino de conceitos apresentada por um livro didático de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mediante a análise de conteúdo, conclui-se que o ensino proposto é marcado pela definição conceitual e exemplificação, sem exigir ações que levem os estudantes a pensar conceitualmente os fenômenos. Esse modo de organização do ensino pode justificar o incipiente impacto da aprendizagem conceitual na formação dos estudantes e a necessidade de superá-lo, quando se assume o desenvolvimento do pensamento dos estudantes como finalidade da educação escolar.