APRENDIZAGEM CONCEITUAL E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: ANÁLISE DO POTENCIAL FORMATIVO DO ENSINO PROPOSTO EM UM LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3879Abstract
De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a aprendizagem de conceitos científicos é promotora do desenvolvimento psíquico dos estudantes. Todavia, nem sempre se observa o impacto positivo dessa aprendizagem no desenvolvimento do pensamento de pessoas escolarizadas, o que gera a necessidade de refletir sobre como esses conceitos são ensinados. Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que buscou analisar , de modo qualitativo, o potencial formativo presente na forma de organização do ensino de conceitos apresentada por um livro didático de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mediante a análise de conteúdo, conclui-se que o ensino proposto é marcado pela definição conceitual e exemplificação, sem exigir ações que levem os estudantes a pensar conceitualmente os fenômenos. Esse modo de organização do ensino pode justificar o incipiente impacto da aprendizagem conceitual na formação dos estudantes e a necessidade de superá-lo, quando se assume o desenvolvimento do pensamento dos estudantes como finalidade da educação escolar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









