ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS MOVIMENTOS E INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3852Abstract
A astronomia é fundamental para a compreensão de fenômenos do cotidiano. No entanto, existem limitações no processo de ensino e aprendizagem dessa Ciência, demandando o uso de abordagens didáticas voltadas para a alfabetização científica e para processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma Sequência Didática com Atividades Investigativas (SDAI), com fundamentos no Ensino por Investigação e na Teoria Histórico-Cultural, para identificar indícios de aprendizagem de conceitos de astronomia e facilitar a construção de conhecimentos de alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise das falas dos estudantes, verificamos o emprego de concepções sobre os movimentos, formato e inclinação da Terra no processo de resolução de um problema, apesar da complexidade dos conceitos em construção. De modo geral, consideramos que a SDAI iniciou a elaboração de alguns conceitos de astronomia e de habilidades da prática científica, construindo bases para aprendizagens futuras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









