EDUCAÇÃO, CONDIÇÃO DE AGENTE E CIDADANIA

Authors

  • Neuro José Zambam

Abstract

O funcionamento equilibrado de uma sociedade depende, entre outros fatores, da organização do sistema educacional, que é determinante para a formação do conceito de pessoa e da estruturação das relações com os demais seres humanos, com a diversificada organização das sociedades e suas instituições e com o meio ambiente. Considerando, especificamente, as desigualdades moralmente injustificadas, presentes no interior das relações sociais e entre os países, conseqüência de interesses individualistas e corporativos, a educação tem condições de contribuir decisivamente para a promoção da condição de agente dos seus membros. Conforme compreende Amartya Sen, para que cada pessoa participe ativamente da sociedade, desenvolva as suas potencialidades e escolha aquilo que considera importante para a sua realização, o que não está restrito às condições de bem-estar, a condição de agente é essencial. A promoção dessa condição se constitui num dos objetivos fundamentais da ação pedagógica, contemplando as diferentes condições das pessoas e corrigindo distorções sociais, políticas, econômicas e culturais.

Published

2006-04-22

How to Cite

Zambam, N. J. (2006). EDUCAÇÃO, CONDIÇÃO DE AGENTE E CIDADANIA. VIDYA, 26(1), 10. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/367

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Artigos