AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR EM PERSPECTIVA PARA A PRODUÇÃO ESCRITA
Abstract
Este artigo apresenta um estudo sobre a produção escrita de 50 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA/2002 (Avaliação do Rendimento Escolar do Paraná). Por meio de uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa, orientada pelas técnicas da análise de conteúdo como ferramenta de compreensão e inferência, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado das questões e a utilização que fazem delas; inventariar os erros e os acertos mais frequentes; identificar as estratégias e os procedimentos mais utilizados. Destaca-se, também, a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento de conteúdo da matemática escolar tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional seja entendida como um meio para compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem.Downloads
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