DESEMPENHO, REPRESENTAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3367Abstract
Compreender as estratégias dos estudantes pode ajudar o professor a (re)definir sua prática pedagógica, pois ajuda a entender as dificuldades e acompanhar o desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho em correspondência com as estratégias e as representações empregadas por estudantes do 5º ano para a resolução de situações de combinatória. Analisou-se os testes diagnósticos de 182 estudantes à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados indicam que a representação mais empregada foi a numérica, mas não se mostrou tão eficaz quanto a combinação de representações. A listagem foi verificada apenas na resolução da situação com o todo desconhecido, sendo possível verificar os níveis diferentes de raciocínios. As estratégias das situações com a parte desconhecida foram consideradas mais sofisticadas, não necessariamente pela operação, mas porque requisitavam uma inversão de raciocínio, o que indica a necessidade de se explorar estes tipos de situações na escola.
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