ANSIEDADE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A INFLUÊNCIA DOS PARES, PAIS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3366Abstract
A ansiedade matemática é uma aversão e resposta negativa perante situações que envolvam a matemática, e que pode modificar o estado cognitivo, fisiológico e comportamental do estudante. O estudo aponta que os procedimentos psicológicos produzem efeitos sobre quatro processos: cognitivo, motivacional, afetivo e de seleção. Existem forte indícios demonstrando que a ansiedade matemática se inicia na tenra idade. Nesse sentido, esse artigo, caracterizado como um ensaio teórico, busca responder a seguinte questão norteadora: que fatores contribuem para a ansiedade matemática de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de que modo implicam no processo de escolarização? E tem como objetivo analisar algumas pesquisas que discutem a ansiedade matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados revelam que a influência dos pais e as atitudes dos professores podem incidir na ansiedade matemática dos estudantes que, geralmente, é correlacionada com os distúrbios de aprendizagem presentes na escola.Downloads
Published
2020-11-06
How to Cite
Campos, A. M. A. de, & Manrique, A. L. (2020). ANSIEDADE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A INFLUÊNCIA DOS PARES, PAIS E PROFESSORES. VIDYA, 40(2), 459–473. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3366