COMO COZER PÃEZINHOS: PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E AÇÕES DO PROFESSOR NA DISCUSSÃO COLETIVA DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA NO 3.º ANO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3325

Abstract

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública da periferia de Lisboa. Considerando o raciocínio matemático como uma importante competência a ser desenvolvida desde os primeiros anos, buscamos analisar algumas estratégias de resolução de uma tarefa de natureza exploratória apresentadas por cinco alunos, os processos de raciocínio matemático evidenciados por eles ao resolverem a tarefa e as ações desempenhadas pela professora da turma ao promover a discussão da tarefa na lousa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de carácter interpretativo e os dados foram coletados a partir da gravação em áudio e vídeo da aula. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram os processos de conjecturar, perceber padrões, justificar e generalizar. Com relação às ações da professora, elas podem ser classificadas em quatro categorias: Convidar; Guiar/Apoiar; Informar/Sugerir e Desafiar.

Author Biographies

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 

Maria de Lurdes Serrazina, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, UIDEF, Instituto de Educação, Univer-sidade de Lisboa.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres (UK). Professora Coordenadora Aposentada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal. 

Published

2020-11-06

How to Cite

Araman, E. M. de O., & Serrazina, M. de L. (2020). COMO COZER PÃEZINHOS: PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E AÇÕES DO PROFESSOR NA DISCUSSÃO COLETIVA DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA NO 3.º ANO. VIDYA, 40(2), 147–165. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3325