LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PRÁTICA DOCENTE INSUBORDINADA CRIATIVAMENTE
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3281Resumen
Neste artigo, a partir de uma prática pedagógica insubordinada criativamente, analisamos as estratégias matemáticas adotadas por alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual da cidade de Belém-PA relativas às tomadas de decisão importantes para o bem-estar coletivo. Nesse âmbito, nosso objetivo é identificar e compreender práticas de letramento matemático escolar assumidas por alunos dos anos iniciais em tomadas de decisões importantes frente a proposta insubordinada criativamente pelo professor pesquisador. Para a produção do material empírico utilizamos uma situação hipotética com o intuito de fomentar discussões pelos alunos; e nossos registros em áudio e em diário de campo acerca das reflexões dos estudantes, suscitadas pela situação hipotética. Constatamos que, quando diante de circunstâncias que demandam posicionamento, as crianças acessam o conhecimento matemático como estratégia para tomadas de decisão que impactam socialmente em suas vidas e de sua comunidade.
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