ERICO VERÍSSIMO E JEAN PIAGET: DA LITERATURA INFANTIL À CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3254Resumen
Partindo da ideia de que a literatura infantil, a partir da contação de histórias, pode ser vista pelos professores como uma aliada para o ensino da geometria, esse artigo tem como objetivo principal discutir o desenvolvimento das relações topológicas, segundo Piaget, na construção do espaço pela criança, tomando como elemento potencializador para este processo o livro infantil As Aventuras do Avião Vermelho, de Erico Veríssimo. A partir das ações das personagens e do desenrolar da história, foram elaboradas sequências didáticas que visam ao desenvolvimento da construção das relações topológicas. Este artigo, parte de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, apresenta três das sequências didáticas criadas. A pesquisa, como um todo, utiliza-se de referenciais que discutem as teorias de Piaget, a potencialidade da literatura para o ensino de diferentes disciplinas e a impregnação mútua que se dá entre a língua materna e a linguagem matemática, os quais são apresentados brevemente neste texto. Como resultado, percebe-se que é possível, considerando estes referenciais, criar sequências didáticas que instiguem ao desenvolvimento das dimensões topológicas nos anos iniciais, bem como se pensar numa maneira diferente de compor o ensino e a aprendizagem de matemática, visando melhorar a capacidade interpretativa do aluno e dando espaço para aspectos subjetivos como a afetividade e a criatividade.
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