EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA
Abstract
Neste artigo, relata-se parte de uma pesquisa realizada em uma turma de terceira série do Ensino Médio, com o objetivo de analisar a contribuição da Modelagem Matemática em sala de aula, na construção de conhecimentos de Geometria Espacial pelo aluno, enquanto se explora o tema “Plantação de Arroz”. Procurou-se fazer uma conexão entre a Modelagem e a Etnomatemática pelo fato de o conteúdo matemático ser trabalhado utilizando conhecimentos próprios das atividades econômicas e culturais da comunidade onde os alunos estão inseridos. Para a pesquisa, teve-se uma abordagem qualitativa e, para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se etapas da Modelagem Matemática conforme Bassanezi (2002). A partir da análise dos dados obtidos, foi possível inferir que, quando os conteúdos matemáticos surgem da realidade dos alunos, despertam maior interesse e motivação para a aprendizagem. Conclui-se que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando utilizada em sala de aula.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









