CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE VIDEOAULAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Abstract
O objetivo deste trabalho é investigar as condições e restrições na construção de videoaulas por estudantes frequentando a disciplina de Laboratório de Matemática de uma universidade pública no curso de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa é objeto de um projeto mais amplo de formação de professores que investiga a relação dos futuros professores de Matemática com as tecnologias atuais. A pesquisa está fundamentada na Teoria Antropológica do Didático - TAD e as noções associadas. Para a coleta de dados, foi aplicada uma sondagem com oito questões abertas e realizada uma oficina com a participação de cinco estudantes: a oficina teve nove encontros consecutivos, nos quais o propósito era que os participantes construíssem videoaulas de Matemática com a finalidade de abordar algum conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental - Anos Finais ou Ensino Médio. As videoaulas produzidas foram utilizadas como dados para a análise. No que concerne aos resultados da sondagem, verificamos que todos tinham familiaridade com a temática videoaulas e com o site de compartilhamento de vídeos YouTube, pois o utilizavam como ferramenta de estudo. Em relação às videoaulas construídas, os estudantes apresentaram restrições referentes ao planejamento das aulas e ao uso das ferramentas tecnológicas e, como condição, observamos que as atividades foram baseadas nas encontradas em livros didáticos, o que nos parece poder potencializar a dificuldade de planejamento de uma videoaula.