QUESTÕES DA OBMEP ADAPTADAS: ANÁLISE DE ERROS E O SOFTWARE GEOGEBRA
Abstract
No presente artigo são apresentados os resultados decorrentes da pesquisa de mestrado Vendruscolo (2019), que teve por objetivo propor estratégias de resolução com o auxílio do software GeoGebra e verificar como a re/construção geométrica de forma dinâmica colabora na diferenciação/compreensão das grandezas perímetro e área. As questões adaptadas da segunda etapa foram concebidas a partir da análise de erros cometidos pelos alunos nas resoluções de questões da OBMEP adaptadas da primeira etapa, segundo classificação de Radatz (1979). A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Rio Grande do Sul e contou com a participação de doze alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nas respostas dos questionários inicial e final, do quadro resumo e das análises das resoluções das questões, verificou-se que a análise de erros e o GeoGebra contribuíram no desenvolvimento da diferenciação/compreensão das grandezas perímetro e área no grupo de alunos.