EXPLORAR E COMUNICAR IDEIAS SOBRE ISOMETRIAS
Abstract
Neste artigo, relatam-se resultados de uma pesquisa que investigou as possibilidades de mobilização das formas de pensamento matemático no estudo das Transformações Geométricas no Plano. Três grupos de estudantes, de diferentes níveis de escolaridade, trabalharam com o software GeoGebra, na resolução de atividades focalizando as habilidades matemáticas de: visualizar; descobrir e inventar coisas; descrever relações e processos; pensar, montando e desmontando ideias; fazer conjecturas; comunicar ideias. Os arquivos com as construções e os registros escritos dos alunos, além de protocolos de observação, foram analisados, buscando identificar as formas de pensamento algébrico e geométrico mobilizadas e as formas de comunicação utilizadas. Os resultados aqui apresentados apontam que os alunos mobilizaram formas variadas de pensamento matemático, comunicando oralmente suas descobertas sobre isometrias de polígonos, mas apresentaram dificuldades na elaboração dos registros escritos e formalização das ideias matemáticas. O ambiente informatizado e a postura investigativa adotados favoreceram a articulação entre as formas de raciocínio algébrico e geométrico, contribuindo para o estudo das isometrias.Downloads
Published
2011-04-15
How to Cite
Lage, M. A., & Frota, M. C. R. (2011). EXPLORAR E COMUNICAR IDEIAS SOBRE ISOMETRIAS. VIDYA, 31(2), 18. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/293
Issue
Section
Artigos