SABERES PARA ENSINAR NA OBRA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA DE IRENE DE ALBUQUERQUE
Abstract
Este artigo tem por objetivo compreender como saberes para ensinar estão representados no manual pedagógico Metodologia da Matemática, de autoria de Irene de Albuquerque, educadora que se dedicou a estudar o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. A pesquisa é conduzida na perspectiva da história cultural e tem como suporte teórico estudos recentes sobre saberes profissionais docentes. Nas análises, são consideradas categorias históricas e possibilidades teórico-metodológicas que apontam para a permanência de saberes gestados no âmbito da Escola Nova em relação aos métodos de ensino e dinâmicas de saberes objetivados e sistematizados no referido manual, com orientações para a formação dos normalistas, futuros professores, reverberando ao professorado e aos alunos do ensino primário da época. Conclui-se que o material analisado contempla tanto os saberes a ensinar como os saberes para ensinar e os relaciona.Downloads
Published
2019-11-26
How to Cite
Carneiro, R. dos S., & Pinto, N. B. (2019). SABERES PARA ENSINAR NA OBRA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA DE IRENE DE ALBUQUERQUE. VIDYA, 39(2), 397–413. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2862
Issue
Section
Artigos