A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUA TRAJETÓRIA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFN
Abstract
Esse trabalho tem por objetivo analisar os programas de disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Franciscana, a fim de buscar evidências do trabalho com a História da Matemática na formação de professores. Para tanto, inicialmente relata-se o contexto da criação do curso, destacando o percurso até a organização curricular atual. Assim, mobilizaram-se documentos como legislação, projetos pedagógicos do curso e programas das disciplinas no período de 1958 a 2017. Constatou-se que a História da Matemática esteve inserida na formação dos professores como uma disciplina específica a partir da organização curricular do ano de 1995. Entretanto, em disciplinas dos anos anteriores, como 1961 e 1964, já havia evidências do trabalho com aspectos históricos, corroborando ideias de que esse recurso pode contribuir na formação de professores de Matemática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









