UMA ARITMÉTICA EM CADERNOS ESCOLARES: MARCAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA
Abstract
Este artigo tem por objetivo investigar a presença do Movimento da Matemática Moderna no ensino de aritmética em dois cadernos escolares encontrados no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. Como referencial teórico-metodológico, nos apoiamos nos trabalhos de Hofstetter e Schneuwly (2017) acerca da história dos saberes de formação docente e em Viñao (2008), Peres (2017), Anne-Marrie Chartier (2002) e Mignot (2008), acerca dos cadernos escolares como fonte de pesquisa. Análises realizadas em dois cadernos do ano de 1968, apontam em particular, aspectos da aritmética ensinada, tais como as abordagens sobre a ideia de número/operações, que se apresentam de forma estruturada e apoiadas na linguagem de Conjuntos Numéricos, fundamentados na repetição e na representação por imagens.Downloads
Published
2019-11-26
How to Cite
Godoi, A. J. de, & Costa, D. A. da. (2019). UMA ARITMÉTICA EM CADERNOS ESCOLARES: MARCAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA. VIDYA, 39(2), 429–443. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2853
Issue
Section
Artigos