LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS E A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM MATEMÁTICA (1972-1974)
Abstract
Este artigo tem como objetivo principal discutir os saberes a e para ensinar (matemática a ensinar e para ensinar) envolvidos na constituição profissional dos docentes oriundos do curso de Licenciatura Curta em Ciências da Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana. Para isso, abordamos o processo de implantação deste curso na referida instituição, destacando aspectos políticos e socioeconômicos da época a ele associados. Além disso, a partir da análise de documentos e entrevistas com ex-alunos do curso, alguns deles que se tornariam posteriormente, professores da instituição, discutimos os impactos do currículo praticado na Licenciatura Curta e o perfil profissional dos professores formados ali. Dessa forma, foi possível concluir que a matemática a ensinar predominou na formação desses professores, contudo, cabe salientar que houve a presença de uma matemática para ensinar, ou seja, dos saberes para ensinar oriundos do campo da pedagogia, que ocorria na prática do professor que ensinava matemática, ainda que isso não esteja de forma explícita.