POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO: MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este artigo é resultante de uma dissertação elaborada no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática, do Centro Universitário Franciscano. O objetivo central foi investigar se as reuniões de formação continuada para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, oferecidas pela Secretaria de Educação (SEMED), da cidade de Uruguaiana-RS, vêm possibilitando formação continuada aos professores participantes e se têm atendido suas necessidades formativas. Os sujeitos foram 35 docentes, das escolas municipais, que participaram das reuniões pedagógicas oferecidas mensalmente. O referencial teórico envolveu o processo formativo dos professores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e exploratório. Os instrumentos utilizados foram observação participante durante as reuniões formativas; questionários e entrevista semiestruturada. As análises se refletem em uma proposta de formação continuada para professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, envolvendo os seguintes eixos: desdobramento do grupo, reuniões práticas, formadores responsáveis, troca de experiências, possibilidade de reflexão, valorização profissional e fórum de discussões.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









