EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PERSPECTIVAS DE AÇÃO
Abstract
O presente trabalho trata sobre a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar, assim como as leis que regem essa prática. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa exploratória documental e bibliográfica. Alguns conceitos acerca da inclusão foram retomados assim como foram discutidas as leis que regulamentam o acesso de pessoas com deficiência à escola. O trabalho evidencia a importância de uma melhor compreensão das políticas públicas existentes, a fim de elucidar os direitos que as pessoas com deficiência possuem e que muitas vezes não são de seu conhecimento. Tal situação contribui para a pouca efetividade destas no momento atual. A partir deste trabalho, foi possível evidenciar que ainda são necessárias muitas ações que possibilitem a implantação das leis que influenciem a prática cotidiana nas escolas, através de condições adequadas para o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais, algum tipo de deficiência ou altas habilidades/superdotação.Downloads
Published
2013-04-07
How to Cite
Pereira, J. Z., Scott, J. B., & Barbosa, T. M. (2013). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PERSPECTIVAS DE AÇÃO. VIDYA, 33(2), 9. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/259
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Artigos