EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PERSPECTIVAS DE AÇÃO
Abstract
O presente trabalho trata sobre a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar, assim como as leis que regem essa prática. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa exploratória documental e bibliográfica. Alguns conceitos acerca da inclusão foram retomados assim como foram discutidas as leis que regulamentam o acesso de pessoas com deficiência à escola. O trabalho evidencia a importância de uma melhor compreensão das políticas públicas existentes, a fim de elucidar os direitos que as pessoas com deficiência possuem e que muitas vezes não são de seu conhecimento. Tal situação contribui para a pouca efetividade destas no momento atual. A partir deste trabalho, foi possível evidenciar que ainda são necessárias muitas ações que possibilitem a implantação das leis que influenciem a prática cotidiana nas escolas, através de condições adequadas para o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais, algum tipo de deficiência ou altas habilidades/superdotação.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









