A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COMO ALTERNATIVA DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
Abstract
O presente artigo apresenta um recorte de aspectos discutidos em nossa pesquisa de dissertação de mestrado. Neste sentido, o objetivo foi analisar como alunos de uma turma de 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na Paraíba se comunicavam ao desenvolverem atividades com resolução de problemas geométricos fazendo uso do Tangram. A pesquisa foi um dos frutos de um projeto de pesquisa sobre formulação e resolução de problemas matemáticos pertencente ao Programa Observatório de Educação/CAPES e aconteceu a partir da proposta de atividades geométricas com a turma que, posteriormente, resultou em três estudos de caso, nos quais se analisa o respectivo desenvolvimento e comunicação na resolução dos problemas utilizando o Tangram. Aqui apresentamos os casos Júlia e Amanda em três episódios. Os resultados sugerem que, mesmo havendo certa fragilidade com relação ao conhecimento geométrico, o trabalho com resolução de problemas em grupos desperta o interesse, a comunicação matemática e a reflexão dos alunos.