PERCURSOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS AO RESOLVEREM UMA TAREFA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Abstract
O objetivo do presente artigo é analisar os percursos de aprendizagem de alunos de uma turma especial, sem presença obrigatória, de Cálculo Diferencial e Integral 1 na busca de um modelo matemático para responderem a uma tarefa proposta. A pesquisa foi realizada com alunos de uma universidade pública federal do estado do Paraná e, por meio da análise de suas produções escritas registradas em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, buscamos indícios da passagem de um modelo particular da situação proposta para um modelo geral, o que favoreceria o desenvolvimento do pensamento matemático desses alunos. Analisamos o movimento de resolução de dez grupos de alunos, mas focamos nas produções escritas de apenas dois grupos, pois estes, apesar de apresentarem percursos distintos, realizaram o esperado movimento pela busca de um modelo geral, explicitando um raciocínio criativo desejado para a aprendizagem da matemática.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









