A DIALÓGICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Abstract
O artigo debate as oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas por licenciandos em Ciências da Natureza. A investigação é de natureza qualitativa, de caráter hermenêutico-fenomenológico. A produção das informações foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada com os formandos da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito. A análise das informações foi orientada pela Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram duas categorias intermediárias: 1) intenção interdisciplinar e ações disciplinares: dinâmicas de um currículo dialógico como categoria final e 2) formação interdisciplinar por meio de conhecimentos disciplinares: desafios da religação de saberes, as quais integram a categoria final intitulada: a dialógica da organização curricular na formação em Ciências da Natureza. Como resultado central surge o argumento de que as oportunidades de formação interdisciplinar são constituídas por um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar que os desafia, na prática docente, a um pensamento transdisciplinar.Downloads
Published
2017-09-08
How to Cite
Araújo, R. R. de, Tauchen, G., & Heckler, V. (2017). A DIALÓGICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. VIDYA, 37(1), 287–302. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2026
Issue
Section
Artigos