MATERIAL PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL: CONTINUIDADE E DIFERENCIABILIDADE

Autores

  • Sonia Barbosa Camargo Igliori Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcio Vieira Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

A educação matemática alcançou um estágio de desenvolvimento de produção de teorias que, se incorporadas às práticas docentes, podem trazer resultados satisfatórios para a aprendizagem. Quais meios são eficazes para a articulação entre teoria e prática docente? Quais estratégias têm sido utilizadas para que isso ocorra? Os materiais didáticos, em geral, corroboram com a formação de conceitos matemáticos? Este artigo tem como objetivo tratar dessas questões propondo uma forma de se estabelecer essa articulação por meio de construções de materiais, para o ensino. Esse material traz, em sua formatação, marcas da Gênese Documental como um meio de colaborar com a ampliação do conjunto de recursos para a sala de aula e de constructos teóricos de Tall, com vistas ao favorecimento da formação de conceitos matemáticos. Os bons resultados do uso do material vão depender, como em qualquer outro caso, do esquema de utilização pelos docentes.

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Publicado

14.11.2017

Como Citar

Igliori, S. B. C., & Almeida, M. V. (2017). MATERIAL PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL: CONTINUIDADE E DIFERENCIABILIDADE. VIDYA, 37(2), 383–396. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2008