O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM TUTORIAL METODOLÓGICO

Authors

  • Maria Tereza Serrano Barbosa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciane de Souza Velasque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Alexandre Sousa Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Abstract

Os avanços tecnológicos vivenciados nos últimos anos têm permitido gerar uma quantidade grande de dados que deverá ser manipulada e transformada em informação. Sendo assim, conhecimentos em Estatística têm sido uma exigência para todas as áreas do conhecimento. E a Estatística vem ganhando cada vez mais espaço na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Matemática para o Ensino Básico. No entanto, nem sempre os professores de Matemática sentem-se confortáveis para ensinar conceitos Estatísticos. Neste artigo serão apresentadas e discutidas atividades que permitirão trabalhar os principais conceitos Estatísticos no Ensino Médio, utilizando metodologias de ensino/aprendizagem ativa e programas computacionais disponíveis na internet. Em especial, será utilizado o programa R, com a interface Rcmdr, por ser livre, de código aberto e possuir um número grande de fóruns de discussão, blogs e páginas destinadas a facilitar a utilização deste programa.

Author Biographies

Maria Tereza Serrano Barbosa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em saúde pública pela UERJ. Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Luciane de Souza Velasque, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em saúde coletiva pela Fiocruz. Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Alexandre Sousa Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Departamento de métodos quantitativos

Published

2016-12-06

How to Cite

Barbosa, M. T. S., Velasque, L. de S., & Silva, A. S. (2016). O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM TUTORIAL METODOLÓGICO. VIDYA, 36(2), 397–408. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1822