APROXIMANDO DIFERENTES CAMPOS DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: A ETNOMATEMÁTI- CA, A ETNOBIOLOGIA E A ETNOECOLOGIA

Authors

  • Milton Rosa
  • Daniel Clark Orey

Abstract

O inter-relacionamento de saberes locais com diversas áreas de conhecimento é importante para obtermos informações precisas e estruturadas sobre um determinado campo do conhecimento. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas interrelações, necessitamos compreender conceitos específicos encontrados em grandes áreas de conhecimento como, por exemplo, a Biologia, a Ecologia e a Matemática, que podem estar respaldadas em campos de pesquisa recentes denominados de Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomatemática. Um dos principais objetivos da etnobiologia, bem como da etnoecologia é promover um embasamento teórico capaz de integrar diferentes ramos das ciências naturais a outros campos de conhecimento científico, servindo como um elo entre diferentes culturas para aclarar a compreensão e o respeito mútuo entre os membros desses grupos. Nesse contexto, o Programa Etnomatemática visa estimular reflexões mais abrangentes sobre a natureza do pensamento matemático no âmbito cognitivo, histórico, social e cultural.

Published

2014-06-01

How to Cite

Rosa, M., & Orey, D. C. (2014). APROXIMANDO DIFERENTES CAMPOS DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: A ETNOMATEMÁTI- CA, A ETNOBIOLOGIA E A ETNOECOLOGIA. VIDYA, 34(1), 14. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/14

Issue

Section

Artigos