ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA

Emílio Celso de Oliveira, Ana Chiummo

Resumo


Neste artigo, temos como objetivo fazer a análise de respostas de questões de prova aplicada a alunos do curso de Matemática da Universidade Paulista, relativamente ao conceito de semelhança de triângulos, procurando a compreensão do envolvimento dos alunos com a aprendizagem desse conteúdo matemático. A partir da revisão da bibliografia, construímos um referencial teórico e um procedimento de análise das questões de prova, com o objetivo de identificar as principais dificuldades, erros, obstáculos ou concepções equivocadas expressos pelos alunos. O estudo mostrou que, por trás do termo “dificuldade”, podem ser desvelados erros, obstáculos e concepções equivocadas em um processo de ensino e aprendizagem. O resultado desta análise evidenciou o envolvimento dos alunos com o estudo de semelhança de triângulos, tendo sido identificados alunos que interagiram corretamente com o conceito na situação estudada. Por outro lado, observamos que um conjunto significativo de alunos apresentou diferentes dificuldades, expressas por erros conceituais e procedimentais, ou por concepções equivocadas desse conteúdo, o que evidencia obstáculos que precisam ser superados. Entendemos que a análise realizada pode contribuir para a aprendizagem desse conteúdo da Geometria Plana, com presença significativa no currículo de Matemática e de fundamental importância para a formação de futuros professores.

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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v35i2.597

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