FALAR, GESTICULAR, DESENHAR E MANIPULAR... A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES EM CONCEITOS GEOMÉTRICOS

Adair Mendes Nacarato, Cidnéia da Costa Luvison, Iris Aparecida Custódio

Resumo


Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada numa sala de aula de 3º ano do ensino fundamental, cujo foco se centra na elaboração conceitual em geometria. Houve uma parceria entre duas professoras: a responsável pela sala de aula e a pesquisadora de mestrado. As aulas videogravadas e transcritas e o diário de campo da pesquisadora compuseram os dados. O recorte aqui apresentado, organizado em quatro episódios de sala de aula, tem como objetivo evidenciar o movimento dos processos de significações pelos alunos quando uma aula é planejada intencionalmente. Os alunos trabalham colaborativamente, interagindo entre eles e com as professoras, e as mediações pedagógicas contribuem para avanços na aprendizagem do grupo. Adota-se a perspectiva histórico-cultural como aporte teórico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.