FALAR, GESTICULAR, DESENHAR E MANIPULAR... A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES EM CONCEITOS GEOMÉTRICOS

Autores

  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco
  • Cidnéia da Costa Luvison Professora da rede municipal de Bragança Paulista, SP e Universidade São Francisco.
  • Iris Aparecida Custódio Universidade São Francisco, campus Itatiba, SP.

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada numa sala de aula de 3º ano do ensino fundamental, cujo foco se centra na elaboração conceitual em geometria. Houve uma parceria entre duas professoras: a responsável pela sala de aula e a pesquisadora de mestrado. As aulas videogravadas e transcritas e o diário de campo da pesquisadora compuseram os dados. O recorte aqui apresentado, organizado em quatro episódios de sala de aula, tem como objetivo evidenciar o movimento dos processos de significações pelos alunos quando uma aula é planejada intencionalmente. Os alunos trabalham colaborativamente, interagindo entre eles e com as professoras, e as mediações pedagógicas contribuem para avanços na aprendizagem do grupo. Adota-se a perspectiva histórico-cultural como aporte teórico.

Biografia do Autor

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Licenciada em matemática, mestre e doutora em Educação pela FE/Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

Cidnéia da Costa Luvison, Professora da rede municipal de Bragança Paulista, SP e Universidade São Francisco.

Pedagoga e licenciada em História. Mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco.

Iris Aparecida Custódio, Universidade São Francisco, campus Itatiba, SP.

Licenciada em matemática pela ULFA, mestranda em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, SP.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

Nacarato, A. M., Luvison, C. da C., & Custódio, I. A. (2015). FALAR, GESTICULAR, DESENHAR E MANIPULAR. A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES EM CONCEITOS GEOMÉTRICOS. VIDYA, 35(2), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/587