CONHECIMENTOS DOCENTES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Gabriel Loureiro de Lima, Maria José Ferreira da Silva

Resumo


Quais conhecimentos devem ser construídos pelos futuros professores? Nesse artigo, considerando as categorias de conhecimentos docentes de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos, já debatidas por diferentes autores, acrescentamos a categoria conhecimentos didáticos, com o objetivo de analisar os conhecimentos que podem ser desenvolvidos nas disciplinas de Geometria de um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, procurando identificar nos materiais didáticos de tais disciplinas, quais elementos podem dar condições para que os alunos relacionem diferentes tipos de conhecimentos. A partir da análise, pudemos inferir que, há elementos que permitem relacionar conhecimentos de conteúdo a conhecimentos pedagógicos, conhecimentos de conteúdo a conhecimentos didáticos e tecnológicos, e conhecimentos de conteúdo a conhecimentos tecnológicos, pois a maioria das disciplinas de Geometria utilizam ou o software Geogebra ou o Cabri 3D, para mostrar a possibilidade de representações dinâmicas para construções mais complexas e para levantamento de conjecturas e resolução de problemas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v35i2.585

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.