ESTRATÉGIAS DE CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO GRANDEZAS E MEDIDAS

João Alberto da Silva, Karin Ritter Jelinek, Vinicius Carvalho Beck

Resumo


Neste artigo aborda-se o campo da alfabetização matemática que se refere a Grandezas e Medidas. O objetivo é compreender os procedimentos e as estratégias que as crianças utilizam ao lidar com questões ligadas a esse bloco de conteúdos. O estudo teve como base metodológica a investigação-ação escolar. Constata-se que as crianças que participaram da pesquisa adotaram diferentes critérios para determinar quem possui maior idade, inclusive altura; apresentaram pouca dificuldade na contagem de notas de dinheiro; obtiveram melhor desempenho com a trena em relação ao uso da régua na medição de barbantes; não consideraram meses e dias na contagem do tempo no calendário e atribuíram grande importância à disposição espacial das notas para a contagem de dinheiro.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.