ESTRATÉGIAS DE CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO GRANDEZAS E MEDIDAS

Autores

  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Karin Ritter Jelinek Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vinicius Carvalho Beck Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

Neste artigo aborda-se o campo da alfabetização matemática que se refere a Grandezas e Medidas. O objetivo é compreender os procedimentos e as estratégias que as crianças utilizam ao lidar com questões ligadas a esse bloco de conteúdos. O estudo teve como base metodológica a investigação-ação escolar. Constata-se que as crianças que participaram da pesquisa adotaram diferentes critérios para determinar quem possui maior idade, inclusive altura; apresentaram pouca dificuldade na contagem de notas de dinheiro; obtiveram melhor desempenho com a trena em relação ao uso da régua na medição de barbantes; não consideraram meses e dias na contagem do tempo no calendário e atribuíram grande importância à disposição espacial das notas para a contagem de dinheiro.

Biografia do Autor

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

João Alberto da Silva é pedagogo e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Publicou 13 artigos em periódicos especializados. Temi 5 livros editados e 4 capítulos em obra coletiva.Tem trabalhos de tradução de artigos do francês para português. Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, vinculado ao Instituto de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG) e coordena projeto referente ao Observatório Nacional da Educação, financiado pela CAPES e INEP.

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande FURG, Campus de Santo Antônio da Patrulha, e Coordenadora-adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. É pesquisadora do grupo de pesquisa Praktiké - Educação e Curriculo em Ciências e Matemática e NUEPEC - Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências, onde pesquisa sobre as altas habilidades em matemática e a formação inicial e continuada de professores

Vinicius Carvalho Beck, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Sou matemático da Universidade Federal do Rio Grande - Campus Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), formado nos cursos Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010) e Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013). Na FURG-SAP trabalho com projetos de ensino, principalmente ligados à Didática da Matemática Escolar e Universitária. Antes de trabalhar na FURG-SAP tive algumas experiências como professor de Matemática em cursos preparatórios, universidades e cursos de Educação à Distância. No âmbito da pesquisa científica, até 2014 estive interessado nas áreas de Matemática Teórica e Matemática Aplicada à Meteorologia (iniciação científica e projeto de mestrado, respectivamente). Desde então, tenho me interessado mais pelas Teorias da Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

da Silva, J. A., Jelinek, K. R., & Beck, V. C. (2015). ESTRATÉGIAS DE CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO GRANDEZAS E MEDIDAS. VIDYA, 35(2), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/558